Parceria entre a Prefeitura e o Lions Club permite doação de óculos de grau para crianças de escola municipal

Foi realizada na manhã da última sexta-feira (14), na Quadra Esportiva José Geraldo Alencar, no Bairro São Vicente de Paula, a entrega de óculos de grau para alunos da Escola Municipal Dr. Francisco das Chagas Vieira e Escola Municipal Gastão Neves, que enfrentam dificuldades de aprendizado, em decorrência de problemas na visão. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Parnaíba, através da Escola Dr. Francisco das Chagas Vieira, e do Lions Clube de Parnaíba, presidido pelo engenheiro Inácio Pereira Albuquerque.

Representando o Lions Club de Parnaíba estiveram presentes: Inácio Pereira Albuquerque, Janice Albuquerque e Ana Vilma Freitas. Representando a Óptica Nova Visão estiveram presentes o Optometrista Fábio Rocha (proprietário da Óptica Nova Visão) e Diego Ramos. Representando o Legislativo Municipal, esteve presente o Vereador Antônio Fortes Diniz.

A Escola Municipal Dr. Francisco das Chagas Vieira foi escolhida pelo 2º ano consecutivo para participar dessa parceria que beneficiou, nas duas etapas (2017 e 2018), 47 alunos que receberam seus óculos de grau inteiramente grátis. Nessa 2ª etapa, junto com os 25 alunos da Francisco das Chagas Vieira, foram beneficiados 5 alunos da Escola Municipal Gastão Neves, da localidade Portinho.

O processo de inclusão dos alunos no projeto foi feito mediante consultas oftalmológicas que foram realizadas na própria escola, consistindo de duas consultas (1ª e 2ª triagem) para identificar os alunos com problemas de visão.

O Diretor da Escola Municipal Dr. Francisco das Chagas Vieira, Arnauld Alys falou da importância do projeto para a escola e principalmente para os alunos. “Esse é o 2º ano consecutivo que nossa escola participa dessa parceria. Ano passado foram beneficiados 22 alunos e hoje foram beneficiados 25 alunos, o que é importante para a melhoria do desempenho escolar desses alunos”, pontuou Arnauld.

“A participação da escola e, principalmente, dos professores é fundamental, pois são eles, os professores, quem primeiro identificam possíveis problemas visuais nos alunos. Esperamos que no próximo ano participemos novamente dessa parceria de sucesso, possibilitando assim que nossos alunos passem por revisões e que outros possam também ser beneficiados”, disse.

Esse projeto idealizado pelo Lions Clube existe desde 1925, sendo ofertados óculos de grau, preferencialmente para crianças de baixa renda, na faixa etária de 05 à 16 anos.

Texto/fotos: Walter Fontenele