Núcleo de Educação em Saúde intensifica ações de prevenção e orientação em instituições públicas e particulares de Parnaíba

Nos últimos meses o Núcleo de Educação em Saúde, setor vinculado à Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de orientação e prevenção de doenças ligadas ao manuseio de alimentos e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para alertar as pessoas sobre os riscos, bem como os malefícios da precocidade quanto as relações sexuais e do sexo sem proteção, profissionais da saúde ministraram palestras na Escola Municipal Cândido Athayde.

Também foram feitas ações em padarias, frigoríficos e locais que concentram comércio de comida de rua, como a Praça do Amor, onde foram passadas orientações sobre higiene e o devido cuidado no manuseio dos alimentos. Agentes do Núcleo de Educação em Saúde ainda ofertaram cursos e oficinas de vassouras de garrafa pet no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Alto Santa Maria.

Ainda sobre as mobilizações feitas nas escolas municipais, foi ministrada uma palestra sobre drogas e automedicação para os estudantes Escola Municipal Professor Antônio Thomaz da Costa Filho, no bairro João XXIII. As ações nos Cras contaram ainda com o apoio e participação da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Adalgisa Moraes Souza.

A finalidade do Núcleo de Educação em Saúde da Vigilância Sanitária é a elaboração e desenvolvimento de ações de educação em saúde, mobilização social e articulação com as demais secretarias municipais e parceiros visando a realização de atividades integradas que promovam a saúde da população, reduzindo e evitando os riscos sanitários. As ações foram coordenadas pela diretora da Vigilância Sanitária, Esther de Vasconcelos Mavignier e pela coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Aparecida Ferreira.