Ministério do Desenvolvimento Social expande em 100% meta do Programa “Criança Feliz” da Sedesc

A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou na última segunda-feira (3), por unanimidade, projeto de lei complementar oriundo do Poder Executivo, criando cargos em comissão na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), destinado a atender o aumento das metas referentes ao Programa Primeira Infância no SUAS – o “Criança Feliz”. Serão 23 visitadores; 02 supervisores e 01 coordenador.

De acordo com a justificativa do projeto, a medida se faz necessária “porque o município de Parnaíba, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) aceitou o Termo Aditivo para a expansão da meta do Programa Criança Feliz, no limite de 100%. Para tanto, enseja a necessidade de aumento da referência, de acordo com a proporcionalidade exigida para a realização das atividades de supervisão e visitas domiciliares “.

Atualmente são atendidas 700 crianças que vivem na extrema pobreza e sob risco de vulnerabilidade social. Com a expansão do programa, o número de crianças beneficiadas pulará para 1.400. Agora, ao invés dos R$ 52.500,00, o programa passará a receber 105 mil reais mensais. A concessão para a expansão do Criança Feliz na cidade deve-se à grande repercussão que a iniciativa vem ganhando em nível nacional.

Em maio deste ano, por exemplo, a jornalista Andréia Peres, que está escrevendo um livro patrocinado pela Fundação Holandesa Bernard Van Lee (referência mundial em primeira infância), sobre programas de parentalidade, veio a Parnaíba conhecer pessoalmente o programa. Na época, ela foi recebida pela secretária da Sedesc, Adalgisa Moraes Souza e sua equipe de trabalho, entre coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e supervisoras do programa “Criança Feliz”.

Texto: Bernardo Silva

Edição: Yuri Britto