Mão Santa recebe professores celetistas e se compromete atender reivindicações

Por quase duas horas o prefeito Mão Santa manteve hoje diálogo amistoso com um grupo de representantes dos professores celetistas do município, que foram a ele levar algumas demandas da categoria. Dentre as pautas, foi discutida a questão do pagamento dos salários em dia, reajuste salarial e realização de concurso público. Mão Santa, um dos grandes defensores da qualidade do ensino, disse que entende as necessidades dos profissionais. No entanto, ele explicou que no momento o município está passando por um processo necessário de austeridade, sendo que agora não há possibilidade de se fazer concurso, mas que essa necessidade será suprida assim que as finanças permitirem. A intenção é que isso ocorra após o teste seletivo, que deve ser realizado em breve, para que no próximo ano não haja falta de professores nas salas de aula.

O secretário de Governo, Carlos Eduardo, explicou que o grupo de gestores da secretaria de educação, junto com a procuradoria do município e da secretaria de fazenda, está trabalhando por etapas, sendo que primeiramente a meta é regularizar a data do pagamento dos docentes e, posteriormente, a elaboração do teste seletivo. Logo, se esse passo de contratação imediata de mais docentes não for executada, para o início do ano letivo de 2018 várias escolas ficariam descobertas, sem professores na sala de aula.

“A intenção do governo é resolver esta situação que está pendente, é realizar o concurso público, mas neste primeiro momento, precisamos fazer as devidas adequações. Não adianta a gente abrir um concurso agora sem ter previsão orçamentária para o pagamento mensal dos servidores”, ressaltou Carlos Eduardo.

Mão Santa concordou que o valor salarial dos profissionais precisa de reajuste e se comprometeu a pagar o piso salarial para os celetistas, orientando o secretário da Fazenda, Gil Borges, a elaborar uma remodelagem, tanto na data do pagamento dos salários, quanto em relação a valores. A intenção do prefeito é oferecer reajustes e iniciar o pagamento de salários, a partir do próximo mês, começando pelas classes que recebem menos.

“As portas do meu gabinete estão abertas e vocês podem vir aqui dialogar quando quiserem, pois fazemos um governo transparente e para o povo. O que estiver ao nosso alcance, para melhorar a educação, faremos, porque o ensino é prioridade neste governo”, garantiu o prefeito.

Otimista com o resultado da reunião, a professora Maria da Glória Vaz destacou a importância do diálogo com o prefeito. “Estamos otimistas quanto ao processo seletivo e a realização do concurso que deverá ser feito em breve. O prefeito também nos garantiu que pagará o piso salarial conforme o estudo que será feito pelo secretário de Fazenda”, comemorou.

Presente na reunião, o vereador Carlson Pessoa (PPS), líder do governo na Câmara,  disse que este é um avanço para Parnaíba, uma vez que na gestão passada, os servidores não eram sequer recebidos pelo então prefeito Florentino Neto (PT), chegando a serem barrados pelos seguranças.

“Lembro-me de vários episódios de anos anteriores em que os professores procuravam o prefeito e nem chegavam a passar da primeira porta. Era uma situação lamentável e agora eles saíram otimistas da reunião com o prefeito. Os professores que estiveram aqui, pediram para Mão Santa visitar suas escolas, e agora vamos brigar para que os provimentos sejam pagos em dia, para que os servidores não sofram mais como esse mês, que foi algo atípico, mas que não deve voltar a acontecer”, finalizou Carlson.