Mão Santa inaugura no Bairro São José Unidade Básica de Saúde “Dr. Carlos Araken Correia Rodrigues”

Ao inaugurar ontem, no Bairro São José, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Carlos Araken Correia Rodrigues, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, deu mais um importante passo rumo ao seu objetivo maior de ampliar e bem estruturar todo o sistema municipal de saúde. “Isso aqui não é apenas mais um posto de saúde, é um mini hospital”, disse o morador do bairro, Carlos Pires, durante a inauguração.

Acompanhado de secretários e vereadores, Mão Santa fez um esclarecedor discurso, falando a respeito do bairro, “onde começou a história da cidade, com suas lavadeiras e cabarés, que o escritor Parnaibano Assis Brasil tão bem retrata em seu premiado livro “Beira Rio, Beira Vida”. Ele falou também dos desafios que tem enfrentando na busca de melhorar o sistema de saúde e a prestação de serviços à população. “O sistema de saúde do Brasil é falho, é importado da Cuba. O ministro da saúde não entende do assunto. Ele era da Caixa Econômica. O secretário estadual de saúde também não entende. Quem entende sou eu, que sou médico, há 50 anos”, disse o prefeito, falando também sobre as dificuldades que tem encontrado no setor, desde que assumiu, “onde havia um esquema viciado dificultando o andamento das coisas, o que estamos agora buscando consertar”. E informou que está determinado a solucionar o problema da falta de medicamentos nos postos de saúde, dizendo que já deu ordem para aquisição, no comércio local, do que for necessário.

Por fim, o prefeito falou de sua relação com o homenageado, Dr. Carlos Araken, com quem conviveu desde que aqui chegou, especializado em cardiologia, sendo o primeiro na cidade. “Mas ele contribuiu também com a cultura, colocando um cinema no teatro do Sesi, apoiando o teatro do Sesc e incentivando o turismo, com os históricos bailes e carnavais do Lions Clube, de Luiz Correia, ao lado de dona Edmee Ferraz.

Alguns familiares do homenageado também presentes, foram representados pela professora Zulnara Rodrigues, que, bastante emocionada, agradeceu o prefeito pelo reconhecimento que era feito ao trabalho do seu irmão, Dr. Carlos Araken.

Dentre os vereadores presentes, alguns também fizeram uso da palavra, todos elogiando o trabalho do secretário de saúde, Leonardo Correia e destacando o empenho do prefeito em melhorar o sistema de saúde municipal.

“Vejo a luta de Mão Santa e desse rapaz, o Leonardo, e sei que é difícil, com alguns blogs divulgando inverdades. Mas o Léo é um trabalhador. E digo a vocês que tanto o Mão Santa quanto dona Adalgisa são seres humanos que querem o bem de todos”, disse a vereadora Neta, convidando as pessoas a refletirem sobre as melhorias que o município experimenta no setor saúde. “No pronto-socorro, os atendimentos pularam de 150 – 200 atendimentos por dia, para 500 – 600. Isso é porque o sistema melhorou, daí haver aumentado a procura”, pontuou.

Por fim falou o secretário Leonardo Correia agradecendo o apoio dado pelos vereadores e falando de sua disposição em contribuir com o governo, apoiando a determinação do prefeito Mão Santa de melhorar cada vez mais o atendimento à população.