Mão Santa homenageia o tetracampeão paralímpico Fernando Fernandes

Em solenidade realizada na última sexta-feira (4) em seu gabinete, com a presença de vários servidores municipais, o Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, homenageou o paulista Fernando Fernandes de Pádua, com o Diploma e a Medalha de Mérito Municipal. O homenageado já foi participante de uma das edições do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão. Ele que é cadeirante, possui inúmeros troféus em competições paraolímpicas.

Fernando  é um  atleta paralímpico brasileiro e desbravador dos esportes adaptados. Atleta desde a infância, foi jogador de futebol profissional, boxeador amador, modelo internacional estrelando campanhas como Dolce & Gabbana por Mario Testino e Abercrombie & Fitch por Bruce Weber e participou do reality show, Big Brother Brasil (2002) da Rede Globo.

No mundo Paralímpico se consagrou como Tetracampeão Mundial (2009, 2010, 2011 e 2012), Tricampeão Panamericano, Tetracampeão Sul-americano e Tetracampeão  Brasileiro de Paracanoagem.

Apresentou o quadro “Desafio sem Limites” no Esporte Espetacular e durantes os Jogos Paralímpicos foi apresentador ao lado de Flávio Canto no Boletim Paralímpico (Londres 2012) e ao lado de Cristiane Dias (Rio 2016).

Atualmente apresenta o quadro “Sobre Rodas” no Esporte Espetacular (Rede Globo) e o “Além dos Limites” (Canal OFF).

Em 4 de julho de 2009  ele sofreu um acidente automobilístico, que o deixou paraplégico. Após o acidente, Fernando começou a treinar canoagem em Brasília, enquanto fazia reabilitação no Hospital Sarah Kubitschek e, desde então, tem conquistado títulos notórios na modalidade.

Mão Santa, na ocasião falou sobre o crescimento da cidade, os parnaibanos que foram destaque em várias atividades e um pouco da sua vida profissional como médico e também sobre a sua trajetória política.

O atleta agradeceu a homenagem e disse que gostou muito da cidade e de seu povo, tanto que está visitando Parnaíba pela segunda vez.

Texto: João Câncio

Fotos: Gláucio Junior