Mão Santa e ministro da Saúde anunciam repasse de R$ 30 milhões de reais para ampliação do Hospital Dirceu – Heda

O prefeito Mão Santa esteve na manhã desta sexta-feira (08) no ato público realizado nas dependências do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), onde o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou R$ 30 milhões para a reforma e ampliação da unidade de saúde, que atende pacientes de Parnaíba e dos demais municípios da planície litorânea. O hospital, na época municipal, foi criado por Mão Santa quando o médico foi prefeito de Parnaíba pela primeira vez (1989/1992).

Em seu discurso, Mão Santa agradeceu ao ministro, bem como ao senador Ciro Nogueira, intermediador da solicitação do recurso, e disse que o repasse ajudará grandemente a saúde pública da região, garantindo mais qualidade de vida para os parnaibanos. “Na época em que fui prefeito de Parnaíba, pela primeira vez, tive a grata satisfação de criar este hospital, que depois virou estadual. Os anos se passaram e faz-se extremamente necessária sua reforma e ampliação. Agora este empreendimento será possível com a ajuda do ministro da Saúde, ao qual somos muito gratos”, destacou Mão Santa.

Assim como o prefeito, o também médico e secretário municipal de Saúde, Raimundo Bessa, enfatizou a grande importância do recurso em uma das áreas mais fundamentais da administração pública, que é a saúde da população. Além deste investimento, o ministro também doou para o Hospital e Maternidade Marques Bastos, o equipamento acelerador linear, para a realização de radioterapia em pacientes com câncer. Desta forma, o número de pacientes oriundo do Sistema Único de Saúde (SUS), que se deslocam até Teresina em busca de tratamento, diminuirá significativamente.

“Um paciente oncológico já tem sua estrutura física e emocional grandemente afetada e estamos fazendo todo o esforço possível para que eles não precisem se submeter rotineiramente a viagens cansativas, que podem acabar piorando o estado de saúde deles. Com mais este equipamento aqui em Parnaíba, já conseguiremos evitar para muitos deles a fadiga das viagens, possibilitando a realização das sessões de tratamento em sua própria cidade”, salientou o ministro. Além da unidade de saúde de Parnaíba, o equipamento também foi doado para outros dois hospitais da capital.

Também se fizeram presentes à solenidade a vice-governadora, Margarete Coelho, os deputados federais Paes Landim e Iracema Portela, o deputado estadual Dr. Hélio, o senador Ciro Nogueira, os secretários municipal e estadual de Saúde, respectivamente Raimundo Bessa e Florentino Neto, além dos prefeitos de Ilha Grande, Herbert Silva, de Luís Correia, Kim do Caranguejo e de Buriti dos Lopes, Júnior Percy, além dos vereadores Bernardo Lima, Ricardo Veras, Neta Castelo Branco, Daniel Miranda, Ronaldo Prado e Reinaldinho, entre outras autoridades.