Mão Santa continua reformas e ampliações das Unidades Básicas de Saúde

A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, disse recentemente que as reformas e ampliações que estão sendo feitas nas Unidades Básicas de Saúde, são da maior importância e estão dentro das metas estabelecidas pelo Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza para melhorar cada vez mais a prestação de serviços à comunidade na área da saúde.

A Secretária disse que a atenção básica é a porta de entrada da saúde no município e então “nós temos que fortalecer o setor para que as pessoas sejam atendidas inicialmente nos postos de saúde antes de chegar numa terceira fase da doença com sequelas”, justificou Rejane

.

Ela disse também que nas unidades básicas a população tem acesso a inúmeros serviços, entre os quais, controle de diabetes, hipertensão, glicemia bem como a entrega de medicamentos, controle da saúde da mulher com o exame da mama, prevenção ginecológica e ainda  são realizadas palestras educativas para crianças e adultos, inclusive nas escolas através do programa da saúde na escola.

Rejane Moreira, destacou ainda o trabalho que é realizado pelo NASF que é o Núcleo de Atendimento da Saúde da Família que faz parte da atenção básica e que desenvolve um trabalho com psicólogos, fisioterapeutas, educador físico e outros profissionais.

Rejane voltou a lembrar que no próximo mês vai acontecer uma reunião com todos os médicos que atendem na atenção básica. Nessa reunião eles vão listar os principais medicamentos utilizados pelas comunidades, para que a secretaria compre em quantidade suficiente para que não haja falta.

Disse ela que em suas iniciativas tem recebido o apoio necessário especialmente da Secretaria de Infraestrutura, da SEDESC e do Conselho de Gestão. “Estou muito feliz com esse apoio e isso me fortalece para cada vez mais trabalhar pela melhoria da saúde em Parnaíba com o apoio do Prefeito Mão Santa” – concluiu ela.

Texto: João Cancio