Manifestações culturais de bairros receberão apoio da Prefeitura

A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura e Secretaria de Educação, lançará neste sábado (08) o projeto Arte Bairros no Catanduvas. O projeto de caráter itinerante irá circular por vários pontos da cidade com apresentações, oficinas, palestras e rodas de conversa, com o objetivo de articular novas produções e fortalecer a cidadania e a identidade cultural do povo parnaibano.

Trata-se de uma ação coordenada de intervenções, palestras, exposições, oficinas e apresentações artísticas, articuladas com inúmeros parceiros e dispositivos educacionais, culturais e comunitários, para promover a troca de experiências entre os bairros.

logo_artebairros_site

O projeto surgiu da necessidade e do entendimento de que é possível coordenar uma ação mais ampla e efetiva de valorização da produção cultural. Afastados do centro e voltados para suas tradições e manifestações próprias, os bairros tornaram-se núcleos fechados, que apenas de forma pontual apresentam suas tradições e manifestações culturais mais características em eventos do calendário cultural da cidade, a exemplo do B. Catanduvas com o Bumba-meu-boi; B. São José com o carnaval; Barro vermelho com a cerâmica e redes do linho da carnaúba, etc. São artesões, percussionistas, músicos, dançarinos, atores, coreógrafos, fotógrafos amadores, poetas, que integram esses grandes espetáculos populares, e que não expandem ou aprofundam suas linguagens e pesquisas em virtude da falta de oportunidade.

O Projeto ARTE-BAIRROS vem preencher esse espaço, identificando, divulgando, incentivando e propondo novas técnicas em um grande intercâmbio entre os vários núcleos (bairros) produtores e consumidores de cultura. Tendo Parnaíba uma vocação natural para o turismo e situando-se como cidade pólo da região litorânea, uma ação de fomento cultural virá preencher uma lacuna, abrindo novos espaços, criando novos grupos e incentivando agentes artístico-culturais que através de suas expressões e manifestações consolidarão essa vocação.

SÁBADO (08/02) DOMINGO (09/02)
09h –Abertura:

– Apresentação da Banda Municipal – Marchinhas de Carnaval.

– Abertura da Exposição: Olhar nos Carnavais- Helder Fontenele

– Abertura da Exposição: Catanduvas na Lente de Helder Fontenele e Daniele Dias

09h – Oficina de Gastronomia

Grupo: Projeto A casa de Pedro Malazarte e outras artes.

Local: U.E. Fontes Ibiapina

10h – Apresentação do grupo 12 de outubro

( B. Catanduvas)

– Dança

– Toques de Birimbau

– Catingas

– Roda de Capoeira

10h- TEATRO:

– Apresentação do Espetáculo: A casa de Pedro Malazarte – Proj. Circulação –

Local: Quadra de Esportes Pedro Alelaf

15h – Oficinas:

– Oficina de fotografia (Sala I) – Parnaíba Foto Club.

– Oficina de Carnaval (Sala II) – Grupo 12 de outubro.

14h- Oficinas voltadas para o Carnaval:

A casa de Pedro Malazarte – Proj. Circulação

– Oficina de Teatro

– Oficina de Música

– Oficina de Dança

Local: U.E. Fontes Ibiapina

17h – SHOW :Bateria e Passistas da Escola de Samba Unidos da Ponte

– Apresentação do Rei Momo 2013

– Apresentação da Miss Gay 2013

17h- Show Musical: Louvando o Samba

– Banda Novo ( B. Catanduvas)