Grupos integrantes do Distrito 4 do Nasf participam de confraternização de final de ano

Na manhã desta terça-feira (12), as pessoas assistidas pelos grupos Promoção da Vida e Viva com Saúde – Kolping, participaram de um animado café da manhã, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Família (Nasf). O encontro com os grupos do Distrito 4 aconteceu no refeitório do Hospital Colômbia do Carpina, no bairro Piauí. A confraternização de final de ano proporcionou muita diversão e descontração para os pacientes e a comunidade, que lotaram o refeitório do hospital e caíram na dança, além de se entreterem uns com os outros, por meio de várias dinâmicas e troca de presentes. Os que apresentaram melhor desempenho no arrasta pé de salão, foram selecionados e ganharam faixas de miss e mister.

Conforme explica o psicólogo do projeto, Marlos Ribeiros, este é principalmente um espaço de convivência, onde são ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e medição das taxas de colesterol e glicemia, por exemplo. “Também trabalhamos o lado emocional deles, com relaxamento, atividades físicas, passeios e caminhadas, ou seja, tratamos nossos pacientes de forma integral para que eles vivam a terceira idade com alegria e de forma prazerosa”, explicou o psicólogo.

Serviços que eles aproveitam ao máximo. A iniciativa ainda assiste e cuida integralmente de alguns pacientes acometidos de enfermidades que necessitam de cuidados especiais e que não tem família ou que foram abandonados, como é o caso do senhor João Batista, de 61 anos. Ele é de Fortaleza, CE, e possui hanseníase. Há dois anos seu Batista foi acolhido no Hospital Colômbia do Carpina e, a partir daí, passou a ver a vida com outros olhos e com perspectivas de um futuro melhor.

“Aqui faço minhas artes manuais e ganhei muitos amigos. Recebo todo o tratamento que preciso e hoje me considero um homem feliz. Eu amo viver aqui, pois foi neste lugar que encontrei uma família de verdade, que me ama e me aceita do jeito que sou”, disse o idoso que se destacou na festa de confraternização como um dos mais animados.

A coordenadora do Nasf, Francisca Oliveira, acompanhou toda a ação e disse que o encontro foi idealizado para que funcionários e pacientes festejassem juntos as vitórias alcançadas ao longo deste ano de 2017. O grupo Viva com Saúde iniciou com três pessoas e agora já conta com 150 integrantes. Os encontros do Viva e Viva com Saúde acontecem toda terça e quinta-feira e do grupo Promoção da Vida, toda segunda-feira no Hospital Colônia do Carpina  e a cada 15 dias no Módulo 35.