Gerente do Banco do Nordeste em Parnaíba faz proposta a Mão Santa para beneficiar produtores rurais

O Gerente da Agência local do Banco do Nordeste, Agenor Trindade, esteve quarta-feira (11) no gabinete do prefeito Mão Santa, no prédio da Fiepi, para tratar de assunto de fundamental importância para os produtores rurais do município de Parnaíba. O gerente se fazia acompanhar do superintendente municipal de Turismo, Charles Júnior.

Agenor Trindade informou ao prefeito que já vem sendo discutido com os prefeitos de vários municípios da região os benefícios da Lei federal nº 13.606/2018, que concede vantagens e descontos, de até 95%,  para produtores rurais.

Segundo ele, o município de Parnaíba tem 982 produtores rurais que poderiam ser beneficiados com essa lei, porém, eles não podem usufruir desse benefício porque existe um Fundo de Aval da Prefeitura, do ano de 1999, que trava esse desconto. “Eles foram contemplados com o Fundo de Aval da Prefeitura. Agora se quisessem quitar suas dívidas, teriam que devolver o valor do Fundo de Aval, com valores corrigidos, o que daria um montante muito alto”, explicou.

Na ocasião foi entregue ao prefeito Mão Santa uma proposta já entregue em outros municípios do Piauí e do Maranhão, onde uma lei já foi aprovada, extinguindo o fundo, liberando os produtores para liquidarem suas dívidas, com essa nova lei federal, e permitindo, a partir daí, que eles voltem a ter crédito com o BNB.

Agenor entregou uma minuta de um projeto de lei para ser analisado pelo prefeito, contendo, inclusive, o montante do Fundo de Aval, para que ele envie à Câmara projeto de lei oriundo do Executivo par a apreciação dos vereadores, com o objetivo de beneficiar os produtores do município de Parnaíba.

O prefeito Mão Santa disse aceitar de bom grado as explicações e sugestões do gerente e disse que iria acatar a sugestão, após ouvir sua assessoria jurídica a respeito do assunto.

Autoria: João Câncio