Futuro da mobilidade urbana de Parnaíba é discutido em audiência

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Gestão e da Superintendência de Planejamento, com colaboração da Secretaria de Educação e da Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, realizou na tarde desta quinta-feira (16) no auditório da Secretaria de Educação, a segunda audiência pública para construção do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana para definir uma infraestrutura adequada para a cidade.

mobilidade urbana (3)

Na ocasião, foram analisados os componentes do diagnóstico relativo a mobilidade urbana quanto aos aspectos urbanos e socioeconômicos, a caracterização do sistema de mobilidade e seus componentes, além da organização da gestão pública. A elaboração do plano está de acordo com a Lei nº 12.587/2012: O Pacto Social pela Mobilidade Urbana que tem por objetivos a redução das desigualdades, a promoção da inclusão, a melhora no acesso aos serviços e nas condições urbanas, uma gestão democrática, o desenvolvimento sustentável e o aprimoramento contínuo da mobilidade urbana.

mobilidade urbana (1)

Foram discutidas questões como a padronização de calçadas e a possibilidade de multas nos casos de mudanças que prejudiquem a acessibilidade. O município dispõe de atualmente quase 72 mil veículos. Como proposta foi apresentada a implantação de 120 quilômetros de corredores para ônibus, bem como a implantação de 70 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, parte deles em canteiros centrais. Outra proposta é a redução de estacionamentos e utilização de estacionamentos rotativos, além de mais infraestrutura para os pedestres.

mobilidade urbana (2)

Em seguida, os superintendentes regionais, outras autoridades e membros da sociedade apresentaram outras propostas que podem ser especificadas no Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana. Segundo o engenheiro João Alves dos Santos, da Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil, o projeto estará pronto ainda este mês e será transformado em lei. O plano de mobilidade e acessibilidade urbana é uma ação com resultados a longo prazo e destinado aos municípios do Brasil com mais de 20 mil habitantes.