Prefeitura Municipal de Parnaíba

I Fórum Municipal de Cultura debate sobre a composição do Plano Decenal para Parnaíba

A Superintendência de Cultura de Parnaíba realizou o “I Fórum Municipal de Cultura” com a presença de artistas e representantes de diversas expressões culturais, do executivo municipal e do Ministério da Cultura. O fórum aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, no Porto das Barcas no sábado (28), com o objetivo da criação do Plano Decenal de Cultura a partir de diálogos entre o poder público municipal e articuladores de cultura de Parnaíba.

 

I_FORUM_MUNICIPAL_DE_CULTURA_001

 
I_FORUM_MUNICIPAL_DE_CULTURA_005

Em seu pronunciamento, o prefeito Florentino Neto ressaltou a indiscutível importância da realização do “I Fórum Municipal de Cultura” em um momento que estão sendo executados vários projetos em diferentes áreas em Parnaíba.

 

I_FORUM_MUNICIPAL_DE_CULTURA_006

 

Florentino destacou ainda a abertura da municipalidade ao diálogo direto com as diferentes manifestações culturais nos âmbitos religioso e artísticos de Parnaíba e da democratização do acesso a recursos públicos com a finalidade de patrocinar a produção de trabalhos culturais através da concorrência em edital público, como o “Edital R. Petit de Apoio à Cultura”, disponibilizado pela Prefeitura de Parnaíba, que contemplou também projetos nas áreas do esporte, tecnologia e informação.

 

I_FORUM_MUNICIPAL_DE_CULTURA_007

 

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, o superintendente municipal de Cultura Helder Souza, agradeceu a presença de todos os participantes do fórum e falou do quanto é gratificante dar continuidade às ações de articulação para o desenvolvimento do setor, com participação de uma parcela significativa da produção e do fazer cultural de Parnaíba.

 

 helder_001

 

O encontro teve sequencia com a participação do secretário chefe do Ministério da Cultura Regional Nordeste, Gilson Barros. Em sua participação o secretário contextualizou o cenário cultural da região e no país, além de lançar a campanha do Programa Vale-cultura. Após a realização do “I Fórum Municipal de Cultura”, deverão acontecer fóruns setoriais, em diferentes regiões de Parnaíba.

 

I_FORUM_MUNICIPAL_DE_CULTURA_002

 

I_FORUM_MUNICIPAL_DE_CULTURA_008

 

I_FORUM_MUNICIPAL_DE_CULTURA_004

Representantes do Conselho Municipal de Cultura de Panaíba