Escola Roland Jacob: Prefeito Mão Santa participa de encerramento e entregue de certificados de Curso de Libras

Com foco na Educação de alunos com necessidades especiais, a Prefeitura de Parnaíba realizou na última sexta-feira (07), o encerramento e a entrega dos certificados de conclusão aos 70 professores da Rede Municipal de Ensino que participaram do curso de libras “Ensinando com as mãos, educando para a vida”, promovido pela Associação Helen Keller de Professores Bilíngues e Amigos dos Surdos de Parnaíba.

Realizado no Auditório da Escola Roland Jacob, o evento contou com a presença dos cursistas, do prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza, Chefe de gabinete, Arlindo Leão, Vereador e líder do Governo, Carlson Pessoa.

Alunos da Escola Municipal Nenem Barros, coordenados pela professora Tatiana Lira, fizeram uma apresentação da oração “Pai Nosso”, em libras. Em seguida, foi a vez dos alunos da Escola do SESI, coordenados pela professora Diana Marques, se apresentarem ao público e às autoridades presentes.

O curso surgiu da necessidade de capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino para transmitirem o ensino mais formativo aos alunos com necessidades especiais (surdez), visto que uma vez capacitados, os docentes poderão transmitir de forma mais eficaz o conhecimento.

O Secretário de Educação do Município, Rafael Alves, abriu o ciclo de pronunciamentos, saudando todos os professores e seus familiares, “que estão participando desse momento importante de melhoria da capacitação, visando melhorar o atendimento aos nossos alunos com necessidades especiais. É sempre uma satisfação para a Prefeitura de Parnaíba proporcionar momentos como esse”, destacou o secretário. “A minha função, enquanto Secretário de Educação, é valorizar mais os nossos profissionais, pois sabemos que a missão do professor é árdua mas, ao mesmo tempo, é gratificante”, disse.

Clesivane Silva, representante da ONG Helen Keller, enfatizou também o trabalho realizado pela Associação. “O nosso propósito é ajudar não apenas a comunidade surda, mas principalmente os professores, pois é através deles que essa ajuda aos alunos se efetiva. Temos consciência que a transformação da educação dos surdos está nas mãos dos professores. Esse curso é de suma importância, pois em Parnaíba nós temos um número grande de surdos que precisam trabalhar e, que devido à sua condição, tem muitas dificuldades de ingressar no mercado de trabalho”, pontuou Clesivane.

O Prefeito Mão Santa parabenizou os formandos, garantindo total apoio da Prefeitura a iniciativas que possam garantir a inclusão dos alunos da Rede Municipal de Ensino, através dos professores. “Segundo o IBGE, Parnaíba possui cerca de 6% da população com essa necessidade. São irmãos que merecem e precisam que nós ofereçamos oportunidades de igualdade, garantido uma Educação de qualidade para que todos possam sonhar com um futuro melhor para eles e para os seus familiares”, destacou Mão Santa.

A cerimônia foi finalizada com um coffee break oferecido pela Secretaria de Educação do Município a todos os presentes.

Texto/fotos: Walter Fontenele

Edição: Yuri Britto