Dia da Criança: Lançado na Sedesc Projeto “Brincadeira de Criança”

Com a presença de secretários municipais e vereadores, além da equipe de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), foi lançado no final da tarde desta segunda-feira (9), pela secretária Adalgisa Moraes Souza, o projeto “Brincadeira de Criança”, que vai ser executado no próximo dia 12, durante todo o dia, na Escola Municipal Roland Jacob, para comemorar o Dia da Criança.

A secretária Adalgisa, assessorada pela diretora executiva da Sedesc, Denise Mazulo e Acácia Caldas, do setor financeiro, abriu o encontro agradecendo o apoio e a solidariedade que tem recebido para a execução do projeto, que vai possibilitar comemorar o dia das crianças com oficinas, pula-pula, piscinas de bolas, palhaços, sorteio de vários brindes, além de shows musicais, que acontecerão durante todo o dia, de 8:00 às 17:00hs. “Queremos oferecer, principalmente às crianças mais carentes, junto com seus pais, momentos de muita alegria, brincadeiras, lanches, tudo para transformar aquele dia num dia de sonhos, para as crianças e seus pais”, disse dona Adalgisa.

Ela agradeceu ainda pela contribuição de alguns vereadores, solicitando o apoio também dos secretários municipais, para que se engajem no projeto, que este ano vai trazer algumas inovações, inclusive com a colocação do nome dos colaboradores nos presentes a serem sorteados.

“Este é o principal projeto da Sedesc, que existe há mais de 12 anos e costuma reunir de 10 a 15 mil pessoas. Passamos um ano nos organizando para que ele aconteça”, disse Denise Mazulo, destacando: “queremos fazer uma festa bem bonita, por ser o primeiro ano desta gestão”. Haverá ônibus grátis, que sairão dos Centros de referência em Assistência Social (Cras), para a Escola Roland Jacob.

Como surgiu o “Brincadeira de Criança”

Dona Adalgisa contou um pouco da história do surgimento do Projeto “Brincadeira de Criança”, surgido a partir do trabalho do artista Plástico Ivan Cruz, nascido nos subúrbios do Rio de Janeiro, que  brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança.

Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura.

No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística.

Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas Brincadeiras. O sucesso foi tão grande por aqui, que ele cancela sua exposição em Portugal e expõe em várias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro.

Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais. De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto.