CREAS E NEV agora funcionando em sede própria: Inauguração hoje das novas instalações

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa e a Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza, inauguraram na manhã de hoje (5) as novas instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica – NEV, que passam a funcionar agora em prédio próprio do município, na Av. Presidente Vargas, 601, próximo ao Sesc/Caixeiral. No local já funcionou a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, a Associação Colegial dos Estudantes Parnaibanos (ACEP) e a Defensoria Pública Estadual, tendo depois ficado abandonada.

A gestora do CREAS, Maria das Graças Sampaio, em seu pronunciamento, destacou o importante trabalho que é desenvolvido pelo órgão, no atendimento às vítimas de violência, também com apoio psicossocial e disse que sua equipe está trabalhando a todo vapor, dando tudo de si para melhor atender os que necessitam de atendimento. “Agradecemos a gestão pelo novo espaço de trabalho e temos certeza que vamos continuar recebendo todo o apoio que temos tido até aqui”, disse.

A Gestora do NEV, advogada Maria das Neves Felizardo, também fez referências às novas e modernas instalações que estavam sendo inauguradas, agradecendo ao prefeito Mão Santa, dona Adalgisa e toda a sua equipe da Sedesc, bem como à secretária de infraestrutura Maria das Graças Nunes, pelo que conseguiu fazer para tornar mais agradável o espaço que estava sendo inaugurado. “Estamos muito alegres com esse novo espaço. Vamos agora trabalhar mais felizes, como sempre, em equipe, para bem atender aos que precisam do apoio do NEV.

Falaram ainda os vereadores Carlson Pessoa e Neta Castelo Branco de Sousa, ambos elogiando o trabalho que o prefeito Mão Santa, em recuperar a cidade, retomando os espaços públicos, recuperando os prédios do município e devolvendo-os à população. “Não há como não citar a Secretária Gracinha, todas as vezes que estamos inaugurando um órgão da prefeitura, porque sabemos que ali está o fruto do seu empenho, do seu trabalho”, disse Neta Castelo Branco. Por sua vez, o vereador Carlson destacou a capacidade do prefeito em resgatar os prédios do município que estavam sem serventia dando a eles uma utilidade. “Foi o caso das Casa dos Conselhos, na São Sebastião, um local digno, sede própria, ao invés de prédio alugado. Parabéns, continuo acreditando neste governo”, pontuou.

A Secretária do Desenvolvimento Social, Adalgisa Moraes Souza, lembrou que tanto o NEV quanto CREAS funcionavam na Av. Álvaro Mendes, sem muitas condições de trabalho. “Agora este novo espaço é um prédio central, corredor de ônibus, que conseguimos com Mão Santa as condições de reforma, com adaptações necessárias, amplas, porque a secretária Gracinha, com seu senso prático e a sua equipe, conseguiram transformar tudo o que encontramos aqui. Só quem viu o antes pode entender a dimensão do que foi feito”, frisou. A secretária também explicou o grande trabalho social que o NEV e o CREAS desenvolvem junto à comunidade, dando destaque a outras atividades que a sua secretaria – a Sedesc vem desenvolvendo, como a inauguração da Casa dos Conselhos e a realização do Projeto “Meus 15 anos”, realizado recentemente e que marcou pelo 2º ano consecutivo a vida social de jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Por fim falou o prefeito Mão Santa destacando projetos seus para fortalecer a educação, com a participação de professoras aposentadas, “porque elas não morreram e devem contribuir para que melhoremos a educação de nossos jovens”. Destacou ainda outros aspectos de sua administração, como o trabalho que está sendo feito também para a instalação de novas empresas no Distrito Industrial do Município. “Eu me sinto hoje começando minha carreira política. Vou me preparar para suceder o presidente Bolsonaro”, frisou, numa referência ao que já havia declarado, de que não pretende disputar a reeleição. “Acho de bom tamanho um mandato de 4 anos”, pontuou.

Texto: Bernardo Silva

Fotos: Gláucio Jr.