Cooperativismo é tema de reunião na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico

Na manhã desta quarta-feira (08) foi realizada uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais (Seped), no prédio da Federação das Indústrias, que teve como objetivo esclarecer pontos e os aspectos gerais do cooperativismo para os empreendedores que pretendem futuramente criar uma Cooperativa Educacional ou Cooperativa Artesanal.

O secretário Edrivandro Barros convidou o presidente do sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) do Piauí, Leonardo Euládio, o conselheiro administrativo da OCB-PI, Gregório Monteiro, e o Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP – PI, Arimatéia Costa. Presentes também o Diretor de Indústria e Comércio da Secretaria, Humberto Alencar e potenciais integrantes de cooperativas.

Leonardo Euládio, conselheiro administrativo da OCB-PI, ressaltou durante a reunião que é necessário conhecer toda a história do cooperativismo, através de intelectuais como Robert Owen e Adam Smith e também conhecer a legislação que rege as organizações.

Colocaram de forma clara as principais vantagens das quais cooperativistas podem usufruir, desde a visibilidade para seus produtos, comércio, aliado ao engajamento social, sua autonomia e sua independência.

O secretário Edrivandro Barros concluiu a reunião ressaltando que o mercado empreendedor será o futuro da economia brasileira, a exemplo do que já acontece nos países europeus. “Na reunião falamos que existem muitas pessoas interessadas em empreender; as cooperativas podem ser o caminho ideal para quem busca o sucesso nos negócios. Afinal, ao unir forças, os envolvidos conseguem vantagens como: reduzir custos e ampliar o alcance das vendas”, pontuou o secretário.

Durante a reunião, a SEPED planejou, juntamente com a OCB e a SESCOOP, uma palestra denominada “Empreendedorismo Cooperativista”. A data ficou prevista para o dia 14/09 pela manhã, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí. Será uma palestra aberta ao público e que pretende incentivar a formação de Cooperativas.

Com a cultura

O Secretário de Desenvolvimento Econômico reuniu-se também, nesta quanta-feira, com o Superintendente de Turismo, Charles Pires, o Superintendente de Cultura, Albert Piauhy e membros da SEPED e da SEDESC.

A reunião foi na busca de alinhamento para a Feira Popular de Artes de Parnaíba, que vai ser realizada em setembro, na busca do feedback da Feira Desenvolve Parnaíba, já realizada, como base para traçar o novo planejamento.

Tendo em mente os pontos fortes e fracos, as secretarias estão se organizando para realizarem em Parnaíba um evento que irá valorizar o micro empreendedorismo e o trabalho artesanal.