Campanha “Outubro Rosa” é apresentada para diretores das escolas

Como estratégia de prevenção ao câncer de mama, diretores das escolas municipais de Parnaíba, participaram de uma atividade de orientação na manhã desta sexta-feira (07) no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC), para que possam ser multiplicadores referentes à Campanha Outubro Rosa. As atividades têm por objetivo levantar discussões e fortalecer o diagnóstico.

outubro-rosa-3

A enfermeira oncologista Danila Pacheco da Silva, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), tratou sobre o rastreamento precoce e recomendou que mulheres acima de 50 anos, procurem fazer o exame de mamografia. Quanto as mulheres que tem histórico de câncer na família, é recomendado que procurem fazer o exame já aos 35 anos de idade. Recomendou ainda que atividades possam ser realizadas nas escolas com o propósito de conscientizar as mães dos alunos quanto à prevenção.

outubro-rosa-1

Neste mês, o Sistema de Saúde amplia o atendimento as mulheres quanto ao câncer de mama. No caso de diagnóstico de câncer a UNACON inicia o atendimento com 15 dias úteis. A Secretaria da Saúde, através da Superintendência de Atenção Basica e a Secretaria de Educação, desenvolveram o encontro para que a ideia de prevenção possa ser propagada nas escolas e tem tenha repercussão na comunidade.

outubro-rosa-2