Água de qualidade para a zona rural: Governo do Estado só atua em Parnaíba sob pressão do Ministério Público

Em ano eleitoral os políticos sem compromisso com os interesses coletivos costumam querer fazer milagres. Pintam-se de todas as cores para confundir a opinião pública. É o que vem ocorrendo agora com o governador Wellington Dias, com relação a mais uma promessa que fez, nesta terça-feira, para o vereador Ronaldo Prado, que teria participado de uma reunião com o governador, o secretário de saúde e ex-prefeito Florentino Neto, o presidente da Agespisa, Genival e o diretor Antônio Trigo, e com o Francisco Costa, do Instituto das Águas. Ronaldo colocou ontem (9) em sua página no facebook, que a tal reunião teria sido para tratar das obras que vão levar água potável para Baixa da Carnaúba e outras localidades da Zona Rural de Parnaíba.

Para observadores, fica clara a intenção de querer enganar a boa fé da população, quando o próprio Ronaldo Prado –vereador de 7 mandatos, que já foi enganado tantas vezes pelo mesmo governador, sempre esteve do lado dele e nunca disse que Wellington Dias teria o compromisso de fazer com que a Agespisa levasse água para a zona rural, assunto que já foi tema de audiências públicas na Câmara, sem nenhum resultado prático. As vezes que essas audiências foram realizadas, quem estava no comando do Estado era este mesmo governador. Num desses encontros estava presente, como diretor da Empresa de água, o tio de Wellington Dias – Zé Dias, que após fazer uma série de declarações inverídicas, foi desmentido pelo então vereador Gerivaldo Benício.

Agora, com a aproximação do período eleitoral, o Governador e o ex-prefeito Florentino, ambos do PT, inventam reuniões para tratar de um assunto que nunca antes os preocupou.

Há quantos anos a zona rural de Parnaíba vive o drama de não ter água de qualidade para os seus moradores? Os últimos investimentos feitos na  região pela Agespisa datam de quando o hoje prefeito Mão Santa era governador. E os equipamentos estão lá, abandonados, alguns destruídos pelo desuso. Foi o que constatou o prefeito e equipe quando lá estiveram, no início do ano passado, levando na comitiva o então presidente da FUNASA, Henrique Pires, com quem Mão Santa assinou um termo de cooperação técnica para que fossem trabalhadas formas de se solucionar o problema, que vem sendo minimizado com a implantação de sistemas de purificação de água, que já foram colocados em algumas comunidades da zona rural.

Para a Secretária de Infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, “o governo do estado está acuado, diante do descrédito a que chegou. Agora novamente quer confundir a população de Parnaíba, tentando desconhecer o trabalho que a Prefeitura fez, através da Aserpa – Agência de Regulação de Serviços Públicos, que teve que apelar para o Ministério Público, a fim de que a Agespisa se posicionasse, prometendo  ao promotor Cristiano Peixoto um projeto, até março, a ser executado para levar água potável aos moradores da região da Baixa da Carnaúba”.

Disse ainda a secretária que Mão Santa tem “pressionado também o governo a cumprir a dívida contratual de concessão da Agespisa. E a primeira exigência do prefeito é em relação a investimentos de levar água de qualidade para a Baixa do Aragão e Olho D’água. Se o governo do Estado não cumprir o seu papel, Mão Santa irá municipalizar a Agespisa, pois a cidade paga muito caro e não tem recebido retorno, principalmente neste últimos 12 anos da gestão petista” – pontuou.